sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tutorial: Como fazer um podcast? Aula 1 (parte 3 de 3)

Como gravar o áudio de conversas no Skype

DOWNLOAD Call Graph 1.2.0.0

BAIXAR

como usar


Os comunicadores instantâneos evoluíram. A simples troca de mensagens foi aprimorada com diversos recursos, como emoticons, troca de arquivos, possibilidade de adicionar desenhos e também conversas por áudio.
Com as conversas por áudio, surgiu a possibilidade de fazer conferências. Como qualquer utilidade da informática, a evolução não deve parar. Agora, é possível gravar suas conversas por áudio feitas no Skype e salvá-las em MP3 com este plugin.
O Call Graph grava automaticamente todas as suas ligações do Skype sem nenhuma intervenção. A gravação pode ser interrompida a qualquer momento. Os arquivos são salvos com informações do contato que podem ser editadas.
Esse índice criado pelas informações facilita na hora de localizar uma gravação específica. A interface de busca lista as gravações localizadas por ordem de relevância, o que pode agilizar o processo de localizar uma conversa bem determinada.
Esta é a notificação de que uma conversa começou e está sendo gravada.As notificações do Call Graph são discretas. O aplicativo é reduzido à barra de sistema (ao lado do relógio) e você é informado sobre as atividades do programa através de janelas deslizantes que desaparecem depois de alguns segundos sem exigir sua intervenção.
PARA USAR
Instale o Call Graph com o Skype fechado. Depois que você concluir a instalação, execute a instalação. O Skype vai lhe notificar e informar que o Call Graph deseja utilizar o programa. Permita o uso do plugin.
Esta é a tela de configuração do plugin.Para configurar o Call Graph, clique com o botão direito sobre seu ícone e acesse o menu “Configuration”. Nesta tela, você pode alterar o local para salvar suas gravações, habilitar/desabilitar gravações automáticas, notificações, etc. Você também define o formato e a qualidade da gravação, que pode ser WAV ou MP3. Os MP3 podem ser salvos com qualidade de até 256 kbps.
Por padrão, um contato é gravado em um canal e o outro contato é gravado no canal oposto, dando um efeito estéreo às gravações.
Os arquivos são salvos onde você determinar. E, caso você opte por não gravar as conversas automaticamente, você será instruído para fazê-lo manualmente.



Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/call-graph.htm#ixzz2FhXg9G3Y

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Agora é lei: velocidade média da banda larga deve ser de pelo menos 60% da franquia contratada

Novas regras começam a valer a partir desta quinta-feira (1) e expectativa é que os consumidores possam navegar com velocidades mais próximas à franquia contratada.

Por Wikerson Landim em 1 de Novembro de 2012

Agora é lei: velocidade média da banda larga deve ser de pelo menos 60% da franquia contratada(Fonte da imagem: Reprodução/Speedtest.net)
Entram em vigor a partir desta quinta-feira (1) as novas metas da Anatel sobre a velocidade da banda larga. Pelas novas regras, a velocidade mínima de navegação deverá ser de pelo menos 20% da franquia contratada. Além disso, a velocidade média deverá ser de pelo menos 60%. Anteriormente, a velocidade mínima era de 10%.
No próximo ano, a velocidade mínima deve obrigatoriamente subir para 30% e, em 2014, para 40%. Já as velocidades médias sobem em novembro de 2013 para 70% e em 2014 para 80%. Outra parte do texto legisla sobre a disponibilidade do serviço, que deve estar funcionando em pelo menos 99% do tempo durante o mês.
Um exemplo: se você possui uma franquia contratada de 1 Mb, teoricamente os seus downloads devem ser feitos a uma velocidade mínima de 12,5 KB/s (que corresponde aos 10%). Com a mudança, a velocidade mínima, nesse exemplo, subiria para 25 Kb/s (que corresponde a 20%).
Portanto, se você não estiver recebendo os valores mínimos de acordo com a sua franquia contratada, é seu direito exigir o cumprimento do contrato junto à operadora. Para checar a velocidade da sua conexão, você pode acessar o serviço Speedtest.net, um dos mais confiáveis do gênero.
Fonte: Revista Exame


Bisturi nele: especialistas mostram entranhas do iPad mini

Novo tablet da Apple traz alto-falantes estéreo e, por incrível que pareça, uma tela fabricada pela Samsung.


Por Fabio Jordão em 1 de Novembro de 2012

Ampliar(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Como de costume, o site iFixit desmontou mais um produto da Apple. Apesar de demorar um pouco, os especialistas nesse tipo de operação tiveram acesso a uma unidade do iPad mini e sem delongas aproveitaram a oportunidade para desmontar o produto.
iPad mini é realmente miniaturizado, a começar pelos parafusos ínfimos que dificultam a manutenção de hardware do aparelho. Apesar de diminuir os componentes, a Apple facilitou a remoção do vidro. Depois de retirar a tela, o site mostra todos os chips que ficam armazenados próximos à bateria.
Ampliar(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Na parte traseira do dispositivo, fica claro que a diminuição dos componentes foi essencial para montar o aparelho. Tudo se encaixa perfeitamente, não há espaços vazios e até mesmo o conector de tamanho menor ajudou na inclusão de mais um alto-falante.

É difícil abandonar a Samsung

Abaixo da proteção de vidro, temos a tela LCD do gadget que, para a surpresa de todos, é fabricada pela Samsung. Segundo o iFixit, o display não tem identificações, mas o chip de controle da tela revela que a rival ainda é uma parceira essencial para a Apple.
AmpliarComponente da Samsung (em vermelho) em tablet da Apple (Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Vale salientar, no entanto, que outros modelos do iPad mini podem trazer displays de outras fabricantes — algo que a Apple já havia dito que faria. Ainda quanto à parceria com a empresa coreana, devemos lembrar que o processador do iPad mini é o Apple A5, componente que também é fabricado pela Samsung. Confira mais imagens na galeria:
Galeria de Imagens
Fonte: iFixitEngadget

Nova tecnologia pode aumentar a durabilidade das baterias de smartphones

Pesquisadores da Eta Devices afirmam ter reinventado um amplificador de energia responsável por 65% do consumo nos aparelhos.
Por Carlos Eduardo Ferreira em 1 de Novembro de 2012
Nova tecnologia pode aumentar a durabilidade das baterias de smartphones(Fonte da imagem: iStock)
Dois pesquisadores da startup Eta Devices afirmaram ter encontrado uma solução para o consumo relativamente alto de energia em smartphones. De fato, a dupla afirma que, nos próximos anos, as baterias dos aparelhos podem passar a durar até duas vezes mais.
Conforme publicação no site Technology Review, 65% da energia consumida por um smartphone se dá por conta de um amplificador de energia. Dessa forma, a solução empregada por Joel Dawson e David Perreault, ambos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), veio da elaboração de um novo design para o referido amplificador.
A princípio, a nova tecnologia deve ser incorporada em estações LTE, a fim de diminuir o consumo de energia em bases. Entretanto, uma versão em dimensões reduzidas para celulares também está em desenvolvimento.


L

Samsung Galaxy S3 é eleito o melhor smartphone do mundo

Em uma eleição realizada na Europa, o aparelho sul-coreano foi eleito o melhor dispositivo disponível no mercado.



Por Renan Hamann 
Samsung Galaxy S3 é eleito o melhor smartphone do mundo
(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
O Samsung Galaxy S3 foi eleito o melhor smartphone do mundo por um grupo de especialistas da EISA (Associação Europeia de Som e Imagem), ganhando o título que deve valer para os anos de 2012 e 2013. Para chegar a esse resultado, membros de 19 revistas de tecnologia e multimídia da Europa votaram nos smartphones lançados nos últimos anos.
Os motivos que levaram o Galaxy S3 ao topo do pódio são vários, sendo que capacidade de hardware e qualidade no design são os principais pontos apontados. Também foram citadas as possibilidades dos comandos por gestos e voz, além da tela HD Super AMOLED, que garante resultados realmente impressionantes.
Outros prêmios para portáteis também foram levados para casa por smartphones. O Nokia PureView 808 ganhou o troféu na categoria “Melhor sistema portátil de fotografia” e o HTC One S foi eleito – pelo segundo ano consecutivo – como o “Smartphone Social-Media do Ano”, graças à interface HTC Sense.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

4G


4G são as siglas da quarta geração de telefonia móvel. Ainda não existe nenhuma definição da 4G, mas pode-se antecipar em que consistirá baseado no já estabelecido[1].
A 4G estará baseada totalmente em IP sendo um sistema de sistemas e uma rede de redes, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio assim como computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso, mantendo uma qualidade de serviço (QoS) de ponta a ponta (ponto-a-ponto) de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar

Processo de desenvolvimento

No Japão está se experimentando com as tecnologias de quarta geração, com a NTT DoCoMo à vanguarda. Esta empresa realizou as primeiras provas com sucesso absoluto (alcançando 100 Mbps a 200 Mbps) e espera lançar comercialmente os primeiros serviços de 4G no ano 2010.
O conceito 4G vai muito além de telefonia móvel, já que não pode ser considerada uma evolução dos padrões de telefonia celular, tais como as existentes no mercado até 3G. As novas tecnologias de redes banda larga móvel (sem fio) permitirão o acesso a dados em dispositivos que operam com IP, desde handsets até CPEs (equipamentos para conversão de dados para uso em equipamentos finais tais como TVs e telefones). Atualmente há duas tecnologias que são mais exploradas na indústria: WiMAX e LTE (Long Term Evolution), ambas ainda passíveis de definições de uso por questões regulatórias por parte de governos e padronizações nas indústrias de hardware.
Os grandes atrativos do 4G são a convergência de uma grande variedade de serviços até então somente acessíveis na banda larga fixa, bem como a redução de custos e investimentos para a ampliação do uso de banda larga na sociedade, trazendo benefícios culturais, melhoria na qualidade de vida e acesso a serviços básicos tais como comunicação e serviços públicos antes indisponíveis ou precários à população.
4G está sendo desenvolvido prevendo oferecer serviços baseados em banda larga móvel tais como Multimedia Messaging Service (MMS), video chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), serviços básicos como voz e dados, sempre no conceito de uso em qualquer local e a qualquer momento. Todos os serviços deverão ser prestados tendo como premissas a otimização do uso de espectro, troca de pacotes em ambiente IP, grande capacidade de usuários simultâneos, banda mínima de 100 Mbps para usuários móveis e 1 Gbit/s para estações fixas, interoperabilidade entre os diversos padrões de redes sem fio.
Desde Dezembro de 2011 que as três operadoras portuguesas disponibilizam comercialmente 4G em Portugal.

[editar]LTE 700 MHz (Canal 52 ao 69 do UHF - TV analógica)

A faixa 700MHz que é hoje destinada à televisão aberta e que será extinta em 2016, poderia ser utilizada pois, os canais que seriam afetados são pouco utilizados, no UHF estaria ainda disponíveis vários canais do canal 13 ao canal 51.[2]
O governo brasileiro está tentando fazer o leilão da faixa 2500MHz onde, a cobertura seria muito menor e mais cara porque precisaria de muito mais antenas e os celulares e tablets vindos dos Estados Unidos(EUA) e Europa não funcionarão aqui, à exemplo do Apple iPad 3 LTE que só funciona em 700MHz. Fabricantes como a Qualcomm líder em tecnologia 4G recomenda o uso do espectro de 700MHz na América latina.[3]
Liberar os canais de 52 ao 69 em UHF(TV aberta analógica) traria o 4G à um custo menor pois:
  • Aparelhos como o iPad poderiam ser importados dos EUA e Europa.
  • Custo menor para aumento da cobertura já que a frequência 700MHz tem um alcance até 4 vezes maior que o 2500MHz.
  • Tudo isso reflete num custo menor tanto da tarifa quanto dos aparelhos smartphones e tablets como o iPad 3.

Custando caro, internet via 4G chega ao Brasil pela SKY


A primeira rede 4G LTE do Brasil acaba de ser inaugurada: a SKY deu início essa semana à operação comercial de seu serviço banda larga. Inicialmente o serviço está disponível apenas em algumas regiões do Distrito Federal, mas trata-se de uma questão de tempo (e de licenças obtidas junto à Anatel) para que ele se espalhe para demais regiões.
SKY: TV e agora banda larga também
As velocidades deprimem um pouco: apenas dois pacotes são comercializados, nas velocidades de 2 Mb e 4 Mb, ao custo de R$ 79,90 e R$ 99,90,  respectivamente. Clientes do serviço de TV por assinatura possuem desconto de acordo com o pacote – veja no site da operadora a relação de preços para cada combo.
modem 4G possui Wi-Fi e será fornecido em comodato ao cliente que aderir ao serviço. Entretanto, vale destacar que não é uma conexão móvel: por contrato, o cliente não pode remover o modem de sua casa. E, mesmo se pudesse, seria algo extremamente incômodo: como você pode ver na imagem abaixo, tirada do manual do serviço, o modem é enorme bem grandinho.
Num primeiro momento a SKY decidiu não aplicar franquia de tráfego com redução de velocidade ou cobrança da navegação excedente. Entretanto, por contrato, a empresa se dá o direito de reduzir a velocidade quando o cliente atingir 50 GB de dados. Vale lembrar também que, por mais ridícula que a instalação pareça ser (não envolve cabos e nem antena), é cobrada uma taxa de habilitação de R$ 250.
A infraestrutura da rede LTE da SKY é fornecida pela Nokia Siemens. Como é uma rede móvel, não duvido que a estabilidade seja das melhores, pelo menos no princípio do serviço. O link é fornecido pela Telebrás, e a SKY alugou 2 Gbps de capacidade de transmissão.
É de se pensar: para quem se encontra em um local onde a banda larga fixa não chega, é bem mais vantajoso do que contratar um serviço 3G. Mas não há dúvidas que o serviço está bem caro, já que em um local onde a concorrência chega, outras operadoras vendem 10 Mbps por R$ 69,90. Ainda assim, uma nova operadora de banda larga acarreta um novo poder de barganha com as outras. E quando mais concorrência, melhor.

Atualização às 17:56| Encontramos o modelo do modem WiFi que a SKY vai oferecer com a banda larga 4G LTE. Trata-se do Nokia Siemens CPE-lte 7212. Veja uma foto dele direto do sistema de homologação e certificação da Anatel.
Além de grande, é feio que dói. (Imagem: ANATEL)


Brasil terá destaque no avanço do 4G

Internet Móvel 3G / 4G - Convergência Digital 
:: Da redação
As vendas de smartphones LTE deverão chegar a 490,5 milhões no mundo em 2017, segundo previsão da Pyramid Research divulgada nesta quinta-feira, 20/09. Hoje, revela o estudo, as conexões 4G são mais voltadas para os modems destinados aos computadores e tablets, com os terminais celulares sendo responsáveis por apenas 0,8% das vendas.

Mas esse cenário está bem perto de mudar. Para a Pyramid, a tendência será de que, nos próximos três anos, os smartphones assumam a liderança. China e Indonésia terão forte influência para o fortalecimento dos terminais celulares.

Na América Latina, no entanto, a tendência é que o LTE cresça mais lentamente. Ainda assim, a consultoria espera que quase 7% do total de assinaturas móveis no Brasil sejam da tecnologia LTE em 2017. " O Brasil será um impulsionador importante de crescimento global do LTE, apesar da média baixa de adoção, por conta do número total de habitantes", informou a Pyramid.

De acordo com a projeção da consultoria, as assinaturas de serviços LTE devem chegar a 54 milhões ao final de 2012, menos de 1% do total. Para 2017, o total de usuários deve chegar a 802,2 milhões, 10% do total de usuários móveis no mundo. Para isso, a taxa de crescimento composto anual deve ser de 72%.

Razr HD é o primeiro celular a se conectar à rede 4G brasileira


Desde a última sexta-feira (22) o aparelho já está à venda no Brasil. Ele é considerado o primeiro smartphone com conectividade 4G no Brasil.
Divulgação - Site Oficial
Ampliar
Motorola Razr HD, o primeiro smartphone a ter cobertura 4G no Brasil.


O modelo Razr HD, da Motorola, começa a ser vendido pela Claro custando cerca de mil reais no plano 400 Ilimitado ou por cerca de dois mil reais sem plano.


Considerado um top de linha – com tela de 4,7 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels e processador de 1,5 GHz com dois núcleos – o Razr HD foi lançado para competir com outros gigantes do mercado, como iPhone 5 e Galaxy SIII (que ainda não possuem conectividade com a rede 4G brasileira).


Os testes com a rede 4G já estavam acontecendo no Brasil por algumas operadoras, incluindo a Claro, que testa anova conexão em quatro cidades – Brasília, Paraty, Búzios e Campos do Jordão.

sábado, 4 de agosto de 2012

Veja os resultados da rede 4G do novo iPad, na prática, nos Estados Unidos



ESCRITO POR POR ANDRÉ BAZAGLIA, ÀS 14:095 COMENTÁRIOS

MAR
18
Pelo menos até então, nós não podemos usufruir do uso da rede LTE com o novo iPad aqui no Brasil. Primeiramente, porque o Brasil ainda não possui 4G móvel, e em segundo lugar, certamente as frequências que o novo iPad suporta serão incompatíveis com a utilizada aqui no Brasil – aprofundarei este assunto no final da matéria.
Apesar do 4G ainda ser um sonho dos brasileiros, achei interessante apresentar o potencial da rede à vocês. O vídeo abaixo, disponibilizado no canal do YouTube do iClarified, compara as redes do iPad 1, 2 e 3. Impressione-se com os resultados:


A taxa de download, na rede da AT&T, chega à média de 15,45MB/s. Provavelmente a taxa é maior do que a internet cabeada que você possui em casa oferece. Esta é a realidade da rede LTE que os norte-americanos podem usar nas ruas.
E no Brasil, quando teremos esta rede maravilhosa? O 4G está previsto para 2013, no entanto, a qualidade será inferior à realidade atual dos Estados Unidos exibida no vídeo. O novo iPad suporta as frequências LTE 700MHz e 2.100MHz. Na Europa, as frequências são diferentes, e no Brasil, o padrão provavelmente será de 2.500MHz. O que isto significa? É possível que o 4G do novo iPad não funcione fora dos Estados Unidos (há algumas exceções, mas são poucas). No entando, o 3G poderá continuar sendo utilizado normalmente, a limitação da frequência de ondas limita-se apenas ao LTE.
Como sempre, só nos resta esperar pelas implementações dos projetos de rede 4G aqui no Brasil e por novos novos iPad que permitam o uso do 4G no Brasil, sem problemas de incompatibilidade.
pixel Veja os resultados da rede 4G do novo iPad, na prática, nos Estados Unidos

O que é Ultrabook e qual suas vantagens


Uma nova era se inicia, e com ela suas novidades tecnológicas, uma das novidades que prometem chegar para ficar no mercado em 2012, são os Ultrabooks.


Mais afinal o que é um Ultrabook, qual suas vantagens. Essas são umas das maiores duvidas dos leitores atualmente.


( Imagem acima de um Ultrabook sendo sustentado nas pontas dos dedos )

Foi pensando nisso que resolvemos esclarecer essas e outras duvidas.


Pois bem, o Ultrabook é uma das maiores novidades no mercado mundial, e foi apresentado noCES 2012 como um novo formato para o velho notebook, deixando o para trás em diversos aspectos.

Apresentado como um novo conceito de notebook, desenvolvido pela Intel. Em maio de 2011, a fabricante de chips investiu nessa nova classe de computadores e, desde então, empresas comoAcerAsusLG e HP já lançaram ou anunciaram modelos que seguem o novo conceito.


Veja expessura de um Ultrabook apresentado pela Intel no CES 2012

De acordo com a Intel para que um notebook se enquadrar na categoria de Ultrabook, é preciso que ele tenha menos de 21 milímetros de espessura, e o mais complicado, custe menos de mil dólares, aqui no Brasil essa faixa se estende a 2 mil reais de acordo com diretor de marketing da Intel no pais.


Mais ainda não chegamos nos seus pontos cruciais, o Ultrabook contem 3 grandes vantagens em comparação aos notebooks. Pouco pesohardware mais potente, e bateria com maior durabilidade


Os consumidores só contavam com 2 tipos de notebooks, os ultra-portáteis com hardware muito inferior aos convencionais, um exemplo de ultra-portátil é o netbook.
E posteriormente contavam com aqueles modelos superiores em questão de hardware, mais que nada tinha de portáteis, no qual consomem carga de suas baterias rapidamente.


Portanto, as principais vantagens dos Ultrabooks são:



  • Peso Inferior


  • Hardware Superior


  • Maior Durabilidade da Bateria


  • Baixo Custo

jogue gratis no ludijogos

JOGUE GRATIS QUANTAS VEZES QUISER  ACESSE: http://www.ludijogos.com

Qual Tablet Devo Comprar?


Este texto foi traduzido automaticamente nas coxas.
Se quiser ler no original vá em:
http://www.icrit.org/tablets.html

Qual Tablet Devo Comprar?

O consenso geral é que a Wacom é a única marca que vale a pena comprar. Não só eles fabricam o produto da mais alta qualidade no mercado como a maioria dos programas de imagem são concebidos para compatibilidade com Wacom especificamente.Wacom é padrão profissional e seus modelos mais baratos também são muito bons para o uso doméstico.

Se você tiver um orçamento apertado, a sua melhor aposta é provavelmente a Bamboo da Wacom, o último modelo de bambu tem 1024 níveis de sensibilidade à pressão, a 2.540 linhas por polegada de resolução, um + / -0,02 em (+ / - 0,5 mm de precisão), uma Taxa de transmissão máxima de 133 pontos por segundo, o padrão de conexão USB e reversibilidade, tanto para direita e canhotos. A Bamboo também possui quatro teclas personalizáveis. O tamanho só se trata é de 9,8 "x 6,9" (249mm x 175mm), mas isso é mais que suficiente para um artista hobby.Vai correr-lhe $ 99.

Se você trabalha profissionalmente, você pode procurar a Intuos4 (os modelos mais antigos da Intuos também pode ser suficiente em uma pitada, a um preço ainda mais barato para arrancar).
A Intuos4 é a tablet de grau superior profissional no mercado (com uma exceção, que eu vou mencionar a seguir). Com recursos top de linha, a Intuos4 tem 2048 níveis de sensibilidade à pressão (o dobro do Bamboo), uma resolução de 5.080 linhas por polegada (mais uma vez, o dobro do Bambu's), uma precisão de + / -0,01 em (+ / -0,25 mm), uma taxa de transmissão máxima de 197, conexão USB padrão e ambidestro e reversibilidade, e uma roda de toque e 6 -- 8 teclas de atalho personalizáveis (dependendo do tamanho do modelo). Uma das características mais notáveis do Intuos4, que falta na Bamboo, é o suporte para inclinação da caneta, que, dependendo do programa de sua escolha, pode ser um elemento fundamental em seu processo.

Intuos4 vem em 4 tamanhos de vários preços. Existe a pequena 12,2 x 8,2 polegadas (309 milímetros x 208 milímetros), ao preço de $ 229 dólares, a média 14,6 "x 10,0" (370 milímetros x 254 milímetros) com preço de US $ 349 USD, o grande 18,7 x 12,6 polegadas (474 milímetros x 320 milímetros) ao preço de R $ 469, ea XL 24,5 "x 18,2" (623 milímetros x 462 milímetros), ao preço de $ 789 USD. O pequeno modelo possui 6 teclas personalizáveis, enquanto o resto tem 8; isso, tamanho e preço são as únicas diferenças significativas entre os modelos. Que tamanho é melhor para você pode variar muito em seu bolso, como espaço de trabalho quanto você tem à sua disposição, a portabilidade é muito importante para você, e preferências pessoais, os modelos maiores lhe darão mais espaço para trabalhar com e com isso mais controle sobre seu trabalho, ou você pode preferir o apertado espaço dos modelos menores.Pessoalmente, eu recomendo o modelo médio, acho que é menos restritivo do que o modelo pequeno e menos pesado e difícil de armazenar que os modelos maiores.

Se você está iniciandoi como artista digital, sua escolha vai cair entre o Bamboo e a Intuos4. Os principais fatores de decidir entre os dois são:

a) A pressão da caneta - quantos níveis de pressão do tablet reconhece desde o mais leve toque para o toque mais duro - a Intuos4 tem o dobro sobre o bambu. Honestamente, não há muita diferença entre 1024 níveis de sensibilidade à pressão e 2048.Você provavelmente não irá notar a diferença mesmo se você atualizar de 1024 para 2048. Acho, contudo, notar quando eu voltar downgrade do meu comprimido para um 2048 com 1024 -, mas eu pessoalmente não acho que isso afeta a qualidade do meu trabalho, sob qualquer forma significativa. No entanto, sua milhagem pode variar, por isso este é um factor a considerar.

b) O anel de toque. É realmente tipo de fresco. Ele pode girar a tela se o seu programa de imagens suporta-la. Os botões extras são também muito agradável se você usá-los, mas não é importante.

c) A inclinação da caneta. Este é um grande negócio, e pode afetar a maneira que você trabalha com seus pincéis. Dependendo dos pincéis que você usa, ele pode percorrer um longo caminho para tornar o seu trabalho se sentir mais natural. Eu sinto isso quando volto a um modelo sem inclinação. Não é algo que você não pode viver sem, no entanto - como a pressão da caneta, ela provavelmente não vai afetar significativamente a qualidade de seu trabalho, apenas o seu processo.

d) Tamanho O pequeno tamanho da Bamboo é aceitável para um artista amador, mas se você é profissional, você vai querer pelo menos uma tablet de tamanho médio, se não maiores. O tamanho pequeno é um pouco apertado para o trabalho em alta definição.Você pode fazê-lo funcionar, mas uma maior dimensão é muito mais fácil e aconselhável a utilização deste tipo de arte.

Pessoalmente, eu diria que a opção é a Intuos 4. É o melhor modelo com relação custo/benefício, e não é tão caro - os recursos extras e espaço maior mais do que vale a pena. Ela vai durar um mais que a Bamboo, e se um dia você se decidir ir para o trabalho profissional (ou apenas quer uma ferramenta melhor para trabalhar), você não terá que desembolsar o dinheiro extra em cima do que você gastou com a Bamboo.

Se você já é um artista profissional, rich as fuck (do texto em inglês- n0ta do tradutor), ou ambos, o último produto que você pode querer considerar a fabulosa Cintiq. A Cintiq é a tablet que permite desenhar diretamente na tela. É também bem mais cara. O menor modelo (aproximadamente do tamanho de um Intuos4 médio) custa R $ 999 USD. Os maiores custos de modelo de US $ 1999 USD. Embora não seja um substituto para o papel e lápis, é a coisa mais próxima no mundo digital, a reunião da caneta com a tela pode trazer de volta a familiaridade da mídia tradicional. Se você nunca foi capaz de se acostumar ou fica desconestado com uma tablet normal, a Cintiq pode ser para você. Ele também possui 8-10 teclas personalizáveis, a inclinação da caneta, 1024 níveis de sensibilidade à pressão e um suporte de tela que permite uma rotação de 360 graus.

Dito isto, a Cintiq tem a sua quota de erros. Alguns citam uma desfasagem de tempo entre a tela e a caneta, linhas irregulares, calor, cabos abundantes impedindo a portabilidade, agitação caneta para as bordas da tela (especialmente sobre os pequenos 12WX), manchas de tela, tela de baixa qualidade (blurred linhas, cores maçante) e o desenho da caneta pobres como os principais problemas. Não é uma tecnologia aperfeiçoada, e muitos consideram que é demasiado imperfeito para o preço. Com a introdução do Intuos4 (que agora tem o dobro da sensibilidade à pressão da Cintiq), parece que essa linha de produto está se aproximando o prazo para a sua próxima iteração, que esperamos resolver estas questões.

Tenha em mente que não importa o modelo da tablet que você compra, a tablet não vai magicamente fazer de você em um artista incrível.
Ela é apenas uma ferramenta.

Resumindo:

Se você está sem grana, pegue o Wacom Bamboo. Se você é profissa no seu trabalho, compre uma Intuos4 Wacom. Se você
tem grana sobrando, comece com uma Wacom Cintiq.