quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Agora é lei: velocidade média da banda larga deve ser de pelo menos 60% da franquia contratada

Novas regras começam a valer a partir desta quinta-feira (1) e expectativa é que os consumidores possam navegar com velocidades mais próximas à franquia contratada.

Por Wikerson Landim em 1 de Novembro de 2012

Agora é lei: velocidade média da banda larga deve ser de pelo menos 60% da franquia contratada(Fonte da imagem: Reprodução/Speedtest.net)
Entram em vigor a partir desta quinta-feira (1) as novas metas da Anatel sobre a velocidade da banda larga. Pelas novas regras, a velocidade mínima de navegação deverá ser de pelo menos 20% da franquia contratada. Além disso, a velocidade média deverá ser de pelo menos 60%. Anteriormente, a velocidade mínima era de 10%.
No próximo ano, a velocidade mínima deve obrigatoriamente subir para 30% e, em 2014, para 40%. Já as velocidades médias sobem em novembro de 2013 para 70% e em 2014 para 80%. Outra parte do texto legisla sobre a disponibilidade do serviço, que deve estar funcionando em pelo menos 99% do tempo durante o mês.
Um exemplo: se você possui uma franquia contratada de 1 Mb, teoricamente os seus downloads devem ser feitos a uma velocidade mínima de 12,5 KB/s (que corresponde aos 10%). Com a mudança, a velocidade mínima, nesse exemplo, subiria para 25 Kb/s (que corresponde a 20%).
Portanto, se você não estiver recebendo os valores mínimos de acordo com a sua franquia contratada, é seu direito exigir o cumprimento do contrato junto à operadora. Para checar a velocidade da sua conexão, você pode acessar o serviço Speedtest.net, um dos mais confiáveis do gênero.
Fonte: Revista Exame


Bisturi nele: especialistas mostram entranhas do iPad mini

Novo tablet da Apple traz alto-falantes estéreo e, por incrível que pareça, uma tela fabricada pela Samsung.


Por Fabio Jordão em 1 de Novembro de 2012

Ampliar(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Como de costume, o site iFixit desmontou mais um produto da Apple. Apesar de demorar um pouco, os especialistas nesse tipo de operação tiveram acesso a uma unidade do iPad mini e sem delongas aproveitaram a oportunidade para desmontar o produto.
iPad mini é realmente miniaturizado, a começar pelos parafusos ínfimos que dificultam a manutenção de hardware do aparelho. Apesar de diminuir os componentes, a Apple facilitou a remoção do vidro. Depois de retirar a tela, o site mostra todos os chips que ficam armazenados próximos à bateria.
Ampliar(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Na parte traseira do dispositivo, fica claro que a diminuição dos componentes foi essencial para montar o aparelho. Tudo se encaixa perfeitamente, não há espaços vazios e até mesmo o conector de tamanho menor ajudou na inclusão de mais um alto-falante.

É difícil abandonar a Samsung

Abaixo da proteção de vidro, temos a tela LCD do gadget que, para a surpresa de todos, é fabricada pela Samsung. Segundo o iFixit, o display não tem identificações, mas o chip de controle da tela revela que a rival ainda é uma parceira essencial para a Apple.
AmpliarComponente da Samsung (em vermelho) em tablet da Apple (Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Vale salientar, no entanto, que outros modelos do iPad mini podem trazer displays de outras fabricantes — algo que a Apple já havia dito que faria. Ainda quanto à parceria com a empresa coreana, devemos lembrar que o processador do iPad mini é o Apple A5, componente que também é fabricado pela Samsung. Confira mais imagens na galeria:
Galeria de Imagens
Fonte: iFixitEngadget

Nova tecnologia pode aumentar a durabilidade das baterias de smartphones

Pesquisadores da Eta Devices afirmam ter reinventado um amplificador de energia responsável por 65% do consumo nos aparelhos.
Por Carlos Eduardo Ferreira em 1 de Novembro de 2012
Nova tecnologia pode aumentar a durabilidade das baterias de smartphones(Fonte da imagem: iStock)
Dois pesquisadores da startup Eta Devices afirmaram ter encontrado uma solução para o consumo relativamente alto de energia em smartphones. De fato, a dupla afirma que, nos próximos anos, as baterias dos aparelhos podem passar a durar até duas vezes mais.
Conforme publicação no site Technology Review, 65% da energia consumida por um smartphone se dá por conta de um amplificador de energia. Dessa forma, a solução empregada por Joel Dawson e David Perreault, ambos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), veio da elaboração de um novo design para o referido amplificador.
A princípio, a nova tecnologia deve ser incorporada em estações LTE, a fim de diminuir o consumo de energia em bases. Entretanto, uma versão em dimensões reduzidas para celulares também está em desenvolvimento.


L

Samsung Galaxy S3 é eleito o melhor smartphone do mundo

Em uma eleição realizada na Europa, o aparelho sul-coreano foi eleito o melhor dispositivo disponível no mercado.



Por Renan Hamann 
Samsung Galaxy S3 é eleito o melhor smartphone do mundo
(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
O Samsung Galaxy S3 foi eleito o melhor smartphone do mundo por um grupo de especialistas da EISA (Associação Europeia de Som e Imagem), ganhando o título que deve valer para os anos de 2012 e 2013. Para chegar a esse resultado, membros de 19 revistas de tecnologia e multimídia da Europa votaram nos smartphones lançados nos últimos anos.
Os motivos que levaram o Galaxy S3 ao topo do pódio são vários, sendo que capacidade de hardware e qualidade no design são os principais pontos apontados. Também foram citadas as possibilidades dos comandos por gestos e voz, além da tela HD Super AMOLED, que garante resultados realmente impressionantes.
Outros prêmios para portáteis também foram levados para casa por smartphones. O Nokia PureView 808 ganhou o troféu na categoria “Melhor sistema portátil de fotografia” e o HTC One S foi eleito – pelo segundo ano consecutivo – como o “Smartphone Social-Media do Ano”, graças à interface HTC Sense.